Em novembro do ano passado, a loja de departamentos Macy’s elaborou uma tática pouco ortodoxa: em vez de expor artigos tradicionais na vitrine de sua loja em San Francisco, colocou ali gatos e cachorros que esperavam uma adoção. O público adorou e fez fila, tanto para adotar quando para comprar. Esse tipo de medida faz com que as pessoas se apaixonem pela sua marca.
2. Coloque sua loja nos radares do Google e Microsoft Bing
Utilize mapas e os mecanismos de busca de maneira inteligente. Cada vez que um usuário procurar sua loja, a primeira coisa que deve aparecer na tela é um mapa indicando sua geolocalização. É possível fazer isso gastando bem pouco.
3. Lance um VÍDEO viral
Ninguém sabe qual a fórmula do viral, mas existem algumas boas pistas. Ele precisa ter humor; as cenas devem passar espontaneidade; e o conteúdo precisa provocar identificação com o cliente. Alerta: faça piadas com você mesmo ou com a empresa, mas jamais com o cliente. Se ofender alguém, o tiro sai pela culatra. Por outro lado, os vídeos podem trazer muita credibilidade para a empresa. Tente ajudar alguém. Confere a ação que a Mizuno fez na semana do Natal de 2014:
4. Use EMAIL MARKETING
Muitas pessoas consideram o recurso ultrapassado, mas a ferramenta funciona, desde que usada adequadamente. A Nike, por exemplo, manda e-mails personalizados, com produtos que interessam àquele cliente em particular. Detalhe: as mensagens devem ter como foco o relacionamento, e não as vendas.
5. Faça LIQUIDAÇÕES PARTICIPATIVAS
Em vez de apenas comercializar produtos com desconto, ofereça UAU GO A+ – se for uma loja de alimentação, forneça receitas, ou ensine a combinar vinhos e pratos. Se for de moda ou beleza, dê dicas de tendências. Faça o cliente sentir que está participando daquele momento especial. Implante um programa de fidelidade. Veja esse infográfico que o time de marketing da Marisa montou.
6. Aproveite os BLOGS FREE
Encontre blogs com poder de influência relacionados à sua área de atuação. Procure blogueiros que sejam formadores de opinião e estabeleça parcerias. Dessa maneira, poderá atingir seu público de forma orgânica e eficiente. Veja a comunidade INSTAGRAFITE no instagram com mais de 1 Milhão de usuários. Existem agências digitais que ajudam na tarefa de encontrar a melhor mídia para o seu segmento. Consulte-nos!
7. Escolha 1 DIA do ANO e INVISTA
Aproveite um feriado, uma mudança de estação, férias ou datas marcantes para promover suas mercadorias. Você precisa descobrir qual o dia do seu negócio. Se você tem uma pizzaria, existe o dia da pizza por ex. Se não há nenhuma data em vista, seja criativo e invente uma. Funcionou para o Alibaba, que inventou o Dia do Solteiro e faturou BILHÕES. Confira aqui.
8. Aposte no Google Ads & Facebook Ads
Existe diversas ferramentas para você monitorar o seu site e as palavras chaves que você quer. Os anúncios que seguem o usuário onde quer que vá são ferramentas eficiente de convencimento. Se ele precisa do que você está oferecendo, vai acabar comprando. O único perigo é seguir a pessoa errada, que simplesmente digitou uma palavra sem querer. Faça um teste no Google AdWords & Facebook Ads. Siga os seus clientes no Twitter, facebook, Instangram, etc..
9. Forme sua TRIBO/COMUNIDADE
Nada mais cativante do que fazer com que seu cliente acredite que faz parte de um grupo especial, com gostos, personalidade e hábitos próprios. A Ikea estimula seus compradores a usarem amarelo, considerada a cor da marca. A Rakuten coloca etiqueta com desenho de coração nos seus produtos. O Sr. Valdir (Pipoqueiro) de Curitiba oferece um serviço completo quando tu compra uma pipoca com ele. De assas a sua imaginação. Pense em algo que os seus clientes vão gostar de usar e ofereça à eles. Um pen drive com a sua marca apresentando os seus produtos é um PRESENTÃO.
10. Promova AÇÕES SUSTENTÁVEIS
Use seu ponto de venda para criar iniciativas que tragam benefícios claros para a comunidade – e mostre para os seus clientes que VOCÊ está fazendo o bem. Olha que legal esse "Papa Bitucas" que um brother me enviou da Praia da Pipa em Natal:
Ideias não faltam para você começar o UPGRADE da LOJA. Quero ver vocês INOVANDO!! Faça alguma coisa divertida e criativa essa semana no site, na loja virtual, na faixada da sua loja, ou com seus funcionários e clientes, e me envia a foto que vou escrever sobre a sua ação.
Até a próxima!
Nos vemos do outro lado.
Um abraco.
Fabio Pessoa
fabio.pessoa@hotmail.com
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